Essa receita de cocada morena baiana é o docinho perfeito para manducar depois do almoço em família. Esse rebuçado tem uma vez que substância principal o coco e ele é muito respeitado em todas as regiões do país. Hoje você aprenderá a fazer cocada morena baiana também conhecida uma vez que cocada de coco queimado, confira!
Porquê fazer cocada morena baiana?
Check 2 ½ xícaras de coco ralado frescoCheck 2 xícaras de açúcar cristalCheck ½ caixa de leite condensadoCheck 200 ml de chuvaCheck 3 colheres de sopa de vinagre de álcoolCheck Cravos da índia (opcional)
Check Separe todos os ingredientes.Check Em uma panela misture o açúcar, a chuva e o vinagre. Misture tudo ainda com o queimação desligado para diluir o açúcar.Check Ligue o queimação e deixe a mistura cozinhar a queimação grave sem mexer e se quiser acrescente os cravos da índia.Check Depois de muro de 20-23 minutos acrescente o coco ralado misturando muito.Check Cozinhe em queimação grave mexendo sempre até soltar do fundo da canela e acrescente o leite condensado e misture.Check Cozinhe por mais 5-7 minutos mexendo sempre até que fique muito cremoso e solte do fundo da panela.Check Em uma superfície com papel manteiga acomode separadamente colheradas da cocada e deixe elas esfriarem.
Qual é a origem da cocada baiana?
A cocada baiana é um rebuçado tradicional da Bahia, no Brasil, com origem na estação da colonização. Feita com coco ralado e açúcar, sua textura macia e úmida a diferencia de outras cocadas.
Sua história está ligada à influência africana trazida pelos escravos durante o período colonial, combinando técnicas e ingredientes africanos com recursos locais.
As baianas, vendedoras ambulantes, carregam as cocadas em tabuleiros de madeira. Assim, a cocada baiana representa a fusão de influências indígenas, africanas e europeias, sendo um símbolo da culinária e cultura da Bahia.
Porquê a cocada era feita antigamente?
Antigamente, as cocadas iniciais eram feitas com açúcar mascavo, o que conferia uma tonalidade mais escura. As escravas desafiavam o coco, preparavam uma calda e adicionavam o coco, cozinhando tudo em tachos grandes sobre queimação de lenha, até atingir o ponto ideal para trinchar o rebuçado.
Temos mais opções de doces e sobremesas
Cá no Receitinhas temos diversas opções de doces e sobremesas, uma vez que por exemplo, cocada de colher que é uma das tendências da WEB e é super deliciosa e fica perfeita. Confira!
!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘256259601426791’);
fbq(‘track’, “PageView”);(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v3.0&appId=’950711101690934’&autoLogAppEvents=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, “script”, “facebook-jssdk”));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8&appId=950711101690934”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));