Morcela preta preparada de um jeitinho muito fácil para seguir aquela ocasião peculiar do sulista ou de qualquer pessoa do Brasil que queira saber mais sobre a cultura. Você vai se encantar com o sabor, que é muito exótico! Vamos aprender o modo de preparo?
Uma vez que fazer morcela preta?
Check 1 litro de sangue de porco (fresquinho, viu?)Check 1 kg de mesocarpo de porco (pode ser pernil ou ombro, desassociado em pedaços)Check 1 kg de gordura de porco (aquela muito branquinha)Check 2 cebolas grandes picadinhasCheck 4 dentes de alho amassadosCheck 1 folha de louroCheck Sal a paladarCheck Pimenta-do-reino a paladarCheck 1 colher de sopa de cominhoCheck Tripas de porco (muito lavadas e preparadas, hein?)
Check Preparando a mesocarpo e a gordura: Primeiro de tudo, corta a mesocarpo e a gordura de porco em cubinhos pequenos. Depois, coloca eles numa panelona e leva ao queimação pra encetar a fritar. Ah, e joga a cebola e o alho pra refogar junto. Deixa tudo muito douradinho, tá?.Check Mexendo o sangue: Enquanto isso, vai mexendo o sangue com um tiquinho de vinagre ou limão pra não coagular. E aí, junta ele na panelona com a mesocarpo e os temperos.Check Temperando: Coloca o louro, o sal, a pimenta e o cominho. Deixa cozinhando em queimação grave por umas 2 horas. Vai mexendo de vez em quando pra não cativar no fundo, viu?.Check Preparando as tripas: Enquanto o recheio tá no queimação, lava muito essas tripas em chuva fluente. Depois deixa de molho em chuva com um pouquinho de sal e limão.Check Hora de encher: Quando o recheio tiver muito cozido e o caldo tiver engrossado, é hora de encher as tripas. Pede ajuda de alguém, porque essa segmento é meio chatinha. Usa um funil ou até um moedor de mesocarpo com ponta enchedor.Check Último decocção: Agora é só levar as morcelas pra uma panela com chuva e deixar cozinhar por uns 30 minutos. Depois disso, escorre e tá pronta pra manducar.
❤️ Bombou cá: Morcela branca
É morcela ou morcilha?
Olha, fia, você vai ouvir os dois nomes dependendo de onde você estiver. Morcela é mais generalidade em Portugal e em algumas regiões do Brasil.
Já morcilha é o nome que se usa mais na Espanha e em alguns outros países latino-americanos. Mas, ó, no término das contas, é tudo a mesma coisa: uma linguiça feita com sangue de porco e outros ingredientes pra dar aquele gostinho.
O que é feito a morcela?
Logo, a morcela é feita com sangue de porco, gordura, e geralmente leva cebola, alho e outros temperos. Tem gente que põe arroz, batata ou até mesmo farinha pra dar uma encorpada.
A receita varia um pouquinho de lugar pra lugar, mas o que não muda é que ela é rica em sabor. É daquelas comidas pra quando você quer alguma coisa muito substancioso, sabe? Mas é pra manducar com moderação, porque é pesada e tem bastante gordura.
De onde vem a morcela no Brasil?
Olha, a morcela ou morcilha cá no Brasil vem das influências europeias, principalmente de Portugal e Espanha. Você vai encontrar mais em regiões que tiveram uma imigração mais potente desses países.
Tipo no Sul, onde tem bastante progénito de europeu, é mais generalidade. Mas também tem em outros estados, principalmente em festas tradicionais e em açougues que vendem produtos mais “raiz”.
É daquelas comidinhas que a gente come e lembra das receitas de vó, sabe? Muito gostoso!
!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘256259601426791’);
fbq(‘track’, “PageView”);(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v3.0&appId=’950711101690934’&autoLogAppEvents=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, “script”, “facebook-jssdk”));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8&appId=950711101690934”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));