Receita de pão granjeiro fofinho que, quando provei, já tinha certeza que não ia mais precisar recorrer para as padarias. Pensa em uma receita maravilhosa? Pois é, eu achei!
Peguei essa receita do conduto da Isamara Amâncio e indico super: é tudo de bom.
Uma vez que fazer pão granjeiro fofinho?
- 3 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (480g)
- 5 gramas de levedo biológico sedento ou 15 gramas de levedo biológico fresco
- 2 colheres (sopa) rasa de açúcar refinado (25g)
- 1 colher (chá) rasa de sal (5g)
- 1 ovo 50 gramas
- 2 colheres (sopa) de óleo (25ml)
- 1 xícara (chá) de chuva 210 ml
- 1 gema (para pincelar)
- 25 gramas de manteiga sem sal ou com sal para pincelar
- Primeiramente, vamos convencionar esse levedo! Em uma tigelinha, dissolva o açúcar na chuva morna (nem quente demais para não matar o levedo, nem fria) e acrescente o levedo. Deixe ele repousar por uns 10 minutinhos, até formar uma espuminha. Isso mostra que o levedo está muito ativo.
- Enquanto o levedo descansa, em uma bacia grande, coloque a farinha de trigo fazendo uma covinha no meio. Aí, derrame nesse buraco o levedo já ativado, o óleo, o ovo e o sal.
- Com muito carinho, comece a misturar tudo. Vai parecer que não vai dar visível, mas confie no processo! Amasse muito até que a volume fique lisinha e desgrude das mãos.
- Agora, cubra a bacia com um tecido úmido (eu paladar de usar aqueles panos de prato da vovó) e deixe repousar em um lugar quentinho por uns 40 minutinhos. Ela vai crescer e vergar de tamanho.
- Posteriormente o sota, modele os pães porquê preferir e coloque em uma assadeira untada. Deixe eles descansarem mais um pouco, tapume de 20 minutos.
- Antes de levar ao forno, com todo paixão, pincele a gema por cima para dar aquele dourado peculiar.
- Asse em forno pré-aquecido a 180°C por tapume de 30 minutos ou até que, ao sovar levemente com os dedos, o pão emita um som vazio.
- Logo que tirar do forno, enquanto ainda estão quentinhos, pincele com manteiga. Isso dá um clarão lindo e um sabor incrível.
🍞 TENTAÇÃO: pão granjeiro
Uma vez que não deixar o pão sedento?
O pão, mormente depois de desagregado, começa a perder sua umidade rapidamente. Para evitar que ele seque, sempre o guarde em um recipiente hermético ou em um saco plástico muito fechado.
Uma vez que manter o pão granjeiro macio?
Pão granjeiro, ah, porquê é delicioso! Para mantê-lo macio, uma dica que aplico é aditar uma colher de sopa de vinagre ou suco de limão na volume durante o preparo.
Parece estranho, mas isso ajuda a reter a umidade e manter a macieza por mais tempo. E, ao armazená-lo, coloco-o em uma bolsa de tecido ou embrulhado em um tecido de prato, mantendo-o longe da luz direta e de locais muito quentes.
Uma vez que guardar pão integral granjeiro?
Pão integral granjeiro, com todas aquelas sementes e nutrientes, é um dos meus favoritos! Para conservá-lo, eu o guardo na geladeira, mormente em climas mais quentes.
Ao fazer isso, ele mantém sua textura e sabor por mais tempo. Se for consumir exclusivamente alguns dias depois, até congelá-lo é uma ótima opção! Assim, preservo todas as suas propriedades e sabor.