Essa eu aprendi com um morador de Belém do Pará que morou anos na Amazônia: receita de tacacá tradicional simples e fácil que me viciou. Estou cada vez mais apaixonada pelas comidas e pratos nortistas e nordestinos. O vatapá é outro que está fazendo maior sucesso cá em lar.
Uma vez que fazer tacacá tradicional?
- Para o caldo de tucupi:
Check 500g de mandioca brava (aipim)Check ChuvaCheck Sal a saborCheck Alho a saborCheck Chicória a sabor (opcional)- Para a goma de tapioca:
Check 500g de tapioca azedoCheck Chuva- Para a montagem:
Check Goma de tapioca hidratadaCheck Caldo de tucupi quenteCheck Jambu (relva típica da região amazônica)Check Camarões secosCheck Pimenta-de-cheiro (a sabor)
Check Caldo de Tucupi: Comece cozinhando a mandioca brava em bastante chuva com sal e alho até que fique muito macia. Isso pode levar um tempo, muro de 40 a 60 minutos. Depois de cozida, escorra a mandioca e reserve a chuva do decocção, que é o tucupi.Check Preparação do Tucupi: Ferva o tucupi por pelo menos 20 minutos para varar qualquer amargura. Se desejar, acrescente chicória e mais alho para dar sabor.Check Goma de tapioca: Para a goma de tapioca, misture o tapioca azedo com chuva até formar uma volume homogênea e moldável. Faça pequenas bolas e reserve.Check Montagem do Tacacá: Em uma cuia (tigela de cerâmica), coloque uma porção da goma de tapioca. Despeje o caldo de tucupi quente por cima até revestir a tapioca.Check Jambu e camarões: Acrescente folhas de jambu sobre o caldo quente e alguns camarões secos.Check Finalização: Finalize com pimenta-de-cheiro a sabor para dar o toque picante.Check O tacacá tradicional deve ser servido muito quente. Aproveite essa iguaria amazônica!.
❤️ AMEI: Tacacá do Pará
Dicas para preparar receita de tacacá tradicional
Queridos e queridas, o tacacá tradicional é uma iguaria amazônica que merece todo o carinho na preparação para que fique perfeito. Logo, vou compartilhar minhas dicas uma vez que uma dona de lar informal.
Comece com ingredientes frescos e de qualidade. O tucupi (caldo de mandioca brava) é o coração do tacacá, certifique-se de que seja fresco e sem amargura.
Prepare a goma de tapioca da forma correta, misturando-a com chuva e coando muito para obter uma textura suave.
Montar o tacacá na cuia é tradição. Coloque primeiro a goma de tapioca, depois o tucupi quente, o jambu (relva típica) e camarões secos. Não se esqueça da pimenta-de-cheiro a sabor.
O tucupi precisa ser fervido por pelo menos 20 minutos para varar o amargura. Se quiser, adicione alho e chicória para dar sabor.
Deixe os camarões secos de molho para hidratá-los antes de usar.
Mais alguma dica?
!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘256259601426791’);
fbq(‘track’, “PageView”);(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v3.0&appId=’950711101690934’&autoLogAppEvents=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, “script”, “facebook-jssdk”));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8&appId=950711101690934”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));